terça-feira, 11 de junho de 2013

Cerimonial: o que é?

    

    Depois de uma semana conturbada e corrida, voltei para mais uma postagem para explicar um pouco do que fazemos.
    Hoje vamos falar de um assunto que se você abrir qualquer revista, site ou assistir tv vai encontrar: Neymar... Só Que Não! Vamos falar sobre o cerimonial.
     Muitas pessoas me perguntam o que é e para que serve o cerimonial, qual a função de um cerimonialista e se é necessário mesmo a contratação desse serviço. Então decidi fazer esse post para esclarecer todas essas dúvidas.
   Organizar uma festa, seja ela qual for, não é nada fácil: alugar salão, contratar buffet, encomendar convites, escolher decoração, foto, filmagem, sonorização.. São tantas coisas para providenciar, que sem ajuda e apoio se torna ainda mais difícil: Este é o trabalho do cerimonial.
     Cerimonial é uma peça fundamental para o sucesso do evento, pois é através dele que é feito todo o planejamento, acompanhamento e coordenação de todos os serviços envolvidos na organização de uma festa, cuidando assim de todos os detalhes minunciosamente. Tudo é acompanhado de perto, afinal, são vários profissionais envolvidos na montagem desse grande acontecimento e é preciso que todos façam muito bem seus trabalhos e no tempo certo. Muitas vezes o cliente não sabe nem por onde começar, e é pensando neles que nasceu esse serviço.
       Ele também indicará os melhore profissionais de acordo com a disponibilidade financeira do cliente, economizando tempo e dinheiro indo diretamente aos lugares certos.
   Hoje em dia as festa viraram grandes acontecimentos, que envolvem dezenas de profissionais, por isso é preciso alguém de confiança para coordenar todas essas pessoas e equipes de trabalhos e esse alguém é o cerimonialista. Não é puxando sardinha para o meu lado, mas quando não se tem um, as coisas podem dar muito certo, mas você tem que contar muito com a sorte, pois podem acontecer imprevistos e esse profissional oferecerá toda tranquilidade aos clientes e convidados. Não adianta achar que a mãe, parente, amiga, funcionários irão se encarregar de fazer esse trabalho, porque por mais boa vontade que elas tenham, sempre sobram preocupações para o anfitrião.

   O trabalho do cerimonialista pode começar meses ou até um ano antes do evento, auxiliando na definição do orçamento, indicando aos clientes bons fornecedores, conseguindo os melhores preços, prestando toda assessoria ou consultoria necessária. Existem também opções de contratação do profissional parcialmente ou somente para o dia, onde ele será responsável pelo andamento e detalhes da festa garantindo que tudo saia como o planejado e absorvendo todos e quaisquer problemas que possam acontecer nesse dia tão esperado. Tarefas como acompanhar montagem da festa, checar a decoração do salão, receber o buffet, conferir os horários dos profissionais, entre outras requer conhecimento e tempo.
     
  A função dele não para por ai, haverá momentos difíceis no qual terá que costurar vestidos, colar sapatos, emprestar terno ou cinto, ir buscar coisas não entregues, chamar ambulância, entre outros.
    No final das contas o cerimonialista não é só mais um serviço contratado, ele é o braço direito e o esquerdo do cliente, anjo-da-guarda, psicólogo, ombro amigo.  Por isso procure um profissional no qual você se identifique e que te passe a total confiança.
    Alguns clientes acham que o cerimonialista vai dominar o seu evento e fazer tudo do jeito que quiser, excluindo o cliente da organização da própria festa, MAS NÃO É NADA DISSO, quem sempre dará a primeira e última palavra será você!      
     Apesar de ser cansativo e passar várias horas em pé, o trabalho do cerimonialista é uma delícia e do qual me orgulho muito, porém não é nada fácil.

     Em breve nos encontraremos com mais uma postagem.

     Hasta Luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário