terça-feira, 30 de julho de 2013

Como definir o espaço para sua festa



Geeente não abandonei vocês não, muita correria e coisas pra fazer, mais a partir de hoje darei mais atenção a vocês, agora vai ter pelo menos duas postagens por semana..  #prometo.  Agora vamos ao mais importante o post da semana:

Se você está planejando a sua festa, mas ainda não sabe aonde fazê-la, darei algumas dicas básicas para definir o local ideal para o sua comemoração, pois ele afetará todas as outras decisões a serem tomadas. E não é tão simples como alguns imaginam, para alugar um espaço tem que se ter consciência que este contenha condições adequadas para a festa.

A escolha do local é tão importante quanto à decisão de se casar, isso não é só para casamento, vale para qualquer tipo de festa. Como já falado antes indicamos a contratação de um bom cerimonial antes de iniciar qualquer processo de definição de fornecedores, pois ele é o melhor canal de indicações e facilitará muito sua vida. Relacionado aos espaços, saberá apontar quais se encaixam melhor ao seu evento.

Keep Calm, não saia correndo desesperado visitando lugares, primeiramente, é necessário sentar e refletir sobre algumas coisas: Qual estilo da festa? Será de dia ou à noite? Para quantos convidados? Será dj ou banda? Coquetel, almoço ou janta? Espaço aberto ou fechado? Será em período de chuva? Quanto pode gastar, ou seja, o orçamento disponível? Pare, pense, visualize e ponha todas as ideias no papel. Agora sim, comece a procurar e visitar espaços.

Na hora da visita pode acontecer aquele encanto e magia pela beleza do local a primeira vista, mas não se deixe influenciar somente por isso, há outros critérios que devem ser analisados e são eles:

Localização: escolha um local de fácil acesso e com distância que favorecem a maioria de seus convidados, pois serão eles que darão todo o brilho à sua festa. No caso de casamento onde a cerimonia e recepção são em lugares diferentes, escolha um espaço próximo à igreja, porque se for distante correrá o risco de alguns convidados, por questão de logística, desviarem o caminho e comparecer somente a cerimonia.
Falando em casórios, existem igrejas que oferecem estrutura para recepção, assim como muitos espaços de recepção proporcionam estrutura para cerimonias, prefira um local onde seja possível a realização dos dois.

Quantidade de Convidados: essa questão é bem simples, escolha um local compatível com o número de pessoas; espaço grande e poucos convidados, ideia de pouca gente e esteticamente fica feio; espaço pequeno e muitos convidados fica desconfortável, você não vai querer passar a impressão de lata de sardinha?

Estrutura interna e externa: É bom ter um hall para recepcionar bem os seus convidados, onde podem ser colocadas mesas de Welcome Drinks e de café que será servido no final. Observe também pintura, piso, teto e pé direito, saídas de emergências, sem tem uma boa iluminação. O espaço externo é bem importante, porque é o que vai passar a primeira impressão para os seus convidados. Ele deve ser bem cuidado, agradável, organizado e de boa aparência. É interessante também pensar em uma área para fumantes.  E não esqueça, pergunte se haverá reformas e em caso positivo questione se ficará pronta antes da sua festa e faça consta isso em contrato.
Espaço Novytá - Brasília

Locais aberto: Se preferir fazer sua festa ao ar livre verifique se a área precisará de cobertura nas épocas de chuvas, isso influenciará no seu orçamento final.

Estacionamento: Escolha um espaço onde possua estacionamento seguro, pois você não vai querer que seus convidados tenham o carro roubado.

Cozinha: A cozinha tem que está em bom estado, limpa e ter condições para que o seu buffet trabalhe com maior fluidez,  evitando que nada de inesperado aconteça na hora do “show”. Observe se as pias, torneiras, portas, iluminação, e equipamentos estão adequados e funcionando perfeitamente

Banheiros: Sempre limpos e em ótimas condições, não esqueça deles, um banheiro ruim pode destruir a imagem da sua festa. Não adianta fazer uma decoração espetacular e os banheiros serem horrorosos, velhos e quebrados. Existem casas de festas nas quais possuem banheiros decorados. Uma boa condição a ser analisada é ter fraldário no banheiro feminino.

Quarto ou camarim: Em caso de casamentos e debut, é sempre bom ter uma suíte reservada para os protagonistas da noite descansarem, se refrescarem e se recomporem, arrumar maquiagem, cabelo, vestido e muito mais.

Ar condicionado: É indispensável levar em conta se a casa tem ou não ar condicionado, se funciona corretamente e se tem a capacidade de refrescar todo o espaço, Nada pior do que as pessoas ficarem com moleza por causa do lugar muito abafado, principalmente nas épocas quentes.

Fácil acesso: Pense nos seus convidados com dificuldade de locomoção, cadeirantes e idosos. Observe se tem espaço para eles circularem por todo o espaço com facilidade.

Gerador: Pergunte se o local já possui gerador ou você terá que alugar, pois algumas casas não suportam todos aparelhos ligados e a energia acaba caindo, principalmente se optar por banda. Você não vai querer que sua festa fique no breu total.

Serviços: Analise se já possuem porteiro, seguranças, manobristas, recepcionistas, fiscais de banheiros, materiais de limpeza e higiene sanitária (faça consta tudo em contrato).

Mobílias e Paisagismo: Grande parte dos espaços reservados para eventos já possuem isso em suas estruturas, o que contribuem muito com a decoração, visto que plantas auxiliam e embelezam o local e já evita gastos com aluguel de mesas, cadeiras, sofás e pufes. Porém não esqueça de verificar se estão em boas condições.

Restrições de fornecedores: Ultimamente muitos espaços trabalham com “fornecedores parceiros”, ao fechar contrato com o local terá que contratar necessariamente empresas indicadas deles, e pode ser um buffet ou decorador que talvez não goste, não queira trabalhar ou o valor é bem alto. NÃO ACEITE ISSO, isso é venda casada (proibido pelo código do consumidor), sou totalmente contra isso, o cliente tem que ter total escolha para contratar quem quiser.

Questões jurídicas: SEMPRE solicite a minuta contratual, peça para ver os alvarás de funcionamento e dos bombeiros. Pesquise se possuem CNPJ em dia, problemas com a receita federal ou processos na justiça.

Preço: É a parte mais dura, analise os orçamentos, separe os espaços que mais gostou e que estão dentro do seu orçamento. Mas observe com cuidado ao analisar locais que já fornecem algum tipo de serviço.

Ao final de tudo isso é só escolher o local e assinar o contrato, mas só assine depois de ler, reler e entende-lo. Se não quiser seguir toda essa chatice e burocracia, é recomendado contratar um cerimonialista, pois ele já sabe como agir diante de tudo isso, além de já conhecer diversos espaços de eventos.

Com o salão já escolhido, a sua festa começará a tomar forma. O passo seguinte é escolher um bom buffet. Mais isso é papo para um próximo post. Por hoje eu fico por aqui e até o próximo encontro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário