sábado, 3 de agosto de 2013

Buffet: Como escolher?







Olá meu povo, estamos aqui hoje para falar de um entre os vários fornecedores essenciais para sua festa: o buffet.

A escolha do buffet é uma das peças mais importantes para transformar sua festa em um grande sucesso, pois ele é responsável por quase a metade do seu orçamento e todo o triunfo depende dos serviços oferecidos. Então por isso, que a definição dele merece todo cuidado, atenção, dedicação e muita paciência para pesquisar, comparar e selecionar, além de tempo disponível para isso. O ideal é começar a busca com mais de seis meses de antecedência.

 Mais antes de tudo é preciso planejar e ter em mente o estilo e estrutura da festa, quantidade de convidados e analisar o perfil dos donos da festa para não errar na escolha que melhor atende as suas necessidades e ao seu bolso. Fazer uma lista do que o anfitrião gosta de comer e do que seria indispensável é uma boa opção para começar a selecionar o serviço.

Uma dica interessante é pedir indicações para parentes, amigos e principalmente para o seu cerimonialista, pois ele conhece o que melhor se adapta ao seu perfil e orçamento, além de pesquisar na internet os fornecedores que mais se encaixam com sua festa.

A tarefa mais difícil de escolher um buffet é ter que agradar um grande e diversificado público, por isso é indispensável definir pratos caprichados para que ninguém saia com fome, e tenha em mente sempre que existem convidados vegetarianos, então é preciso variar. Pensando nisso as empresas oferecem cada vez mais um menu diferenciado para cada estilo de festa. 

No entanto não fique preso aos cardápios pré-definidos, solicite um orçamento de acordo com suas próprias opções. Um bom fornecedor se adapta ao gosto e condições dos clientes.

Não feche contrato somente pelo preço, lembre-se o barato às vezes sai caro. Escolha um serviço que reúna qualidade, sofisticação e que além de tudo possua um preço mais acessível ao seu bolso e desconfie de preços muito abaixo do mercado.

É comum os buffets oferecer degustação, não falte, vá a todas, pois é a partir delas que você conhece as comidas, os temperos e a qualidade dos serviços. Porque ver fotos não vai te ajudar muito, alguns pratos podem ter a cara ótima, mas não serem tão gostosos, então prove! Se a empresa não oferecer, peça para ir a alguma festa para conferir a qualidade das comidas e o atendimento dos garçons.

Depois de tudo definido é hora de fechar o contrato com o buffet, Não faça nenhum acordo verbal, peça um contrato escrito e verifique se consta tudo lá, como cardápio, bebidas, utensílios, equipamentos, serviços inclusos, acordos, formas de pagamento. Confira também se a cobrança em caso de quebras ou danos de materiais do buffet estão especificados corretamente.

Os tipos de Serviços:

Coquetel Volante: É o mais simples, prático e mais barato de todos, os convidados são servidos de salgados finos, canapés e pequenas porções de empratados. Apesar da simplicidade na maneira de servir, o charme fica todo por conta da criatividade na preparação e recipientes.

Americano: É mais conhecido como self-service, os convidados se dirigem a uma mesa onde ficam disponíveis todos os pratos do menu e podem ser servir. A grande vantagem é que os convidados escolhem o que querem e quanto querem comer, sem contar que podem partir para o segundo round.  Agora a desvantagem são as enormes filas que se formam no meio do salão, sou super a favor de se colocar duas mesas para diminuir esse desconforto.


Ilhas: São mesas dispostas com um específico tipo de comida. Muitas vezes são montadas um ou dois tipos diferentes. Pratos como crepes, saladas, massas, sushi e yakissoba, pratos quentes e frios, são servidos nas ilhas.

À Francesa: É mais raro, sabe o famoso rodizio de churrascaria?  Então é exatamente isso. Os convidados permanecem sentados com a mesa posta (louças e talheres arrumados na mesa) e aguardam serem servidos pelos garçons que passarão com bandejas de cada prato, e o convidado opta do que quer ser servido. Não são todos os buffets que oferecem este tipo de serviço. A única desvantagem é que o serviço exige uma equipe maior de garçons, que pode gerar mais custos.

À Inglesa (Jantar Formal): Imagine aquele restaurante chique, é igual. Os convidados serão servidos com entradas, prato principal e sobremesa, que vem em pratos já montados e belíssimos como aqueles feitos por grandes chefes. Se você tem condições vale a pena investir, pois não é nada barato. Este serviço exige a contratação de muitos funcionários para darem conta de montar e servir todos os pratos antes de esfriar. Outra desvantagem é o desperdício de comida que é bem maior do que nos outros serviços.


Em algumas festas é muito comum o anfitrião optar por unir dois tipos de serviços como coquetel volante para a entrada e serviço americano ou ilhas para mais tarde. É uma boa opção e que com certeza vai agradar todos os convidados, porém tem que levar em conta a verba disponível para o buffet.

Fica a Dica! Contrate um cerimonialista de confiança para conferir todos os itens contratados antes, durante e após a festa, um buffet de confiança costuma entregar tudo conforme o combinado, entretanto todos estão sujeitos a erros e imprevistos. E um bom cerimonial garante que cliente receba tudo como o esperado e contratado. Existem buffets que disponibilizam esse tipo de  serviço, porém não é tão confiável, ele nunca falará mal e apontará os próprios erros. Abrem o olho!

Galera por hoje é só.. Tento escrever pouco, mais vou me empolgando e não paro é mais forte que eu! Rsrsrs


Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões até breve!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário